Por Leonardo Trielli
Formando o Gabinete da Difamação, campanha de desinformação envolve caçadores de supostas "fake news" para diminuir liberdade de imprensa
O jornalista Pedro Doria requentou uma fake news na manhã desta terça, 15, sobre o jornalista Allan dos Santos.
A imagem também foi compartilhada pela deputada Joice Hasselman, no dia sete de novembro.
Trata-se de uma falsificação grosseira de um tuíte – mostra texto centralizado (tem isso no twitter?) e até alguns pixels do texto original apagado nas bordas.
Sim, a deputada criadora da CPMI das fake news e depoente do inquérito de mesmo nome presidido pelo Ministro Alexandre de Moraes, espalhou fake news (não é a primeira, afinal). O próprio Allan dos Santos foi uma das vítimas do inquérito e da CPMI.
Xico Graziano foi outro que, naquele mesmo dia sete, compartilhou a mentira que, aparentemente, teve nascedouro no tuíte não verificado de uma mulher com mais de 200 mil seguidores.
Pedro Doria trabalha para o grupo Globo, que possui uma agência de suposto fact check, mas postou uma falsificação tão grosseira que nem precisaria de uma checagem “oficial”.
Pedro Doria (jornalista do Estadão), Xico Graziano e Joice Hasselman divulgando um print falso com texto CENTRALIZADO, o que é uma impossibilidade no Twitter. No caso do @pedrodoria é mais agravante pois tem uma agência de checagem à disposição. Meus advogados já foram acionados.
— Allan Dos Santos (@allanldsantos) December 15, 2020
Embora tenha retuitado, horas depois, o desmentido de Allan, a imagem fake continua postada em seu perfil e segue e sendo replicada.
Fonte: Senso Incomum
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.