Por Sandro Gianelli
A internet fez com que a
lógica dos influenciadores mudasse. Antes, pessoas famosas vinham,
em sua maioria, da TV, música ou esporte. Hoje é comum vermos
pessoas famosas que saíram da internet e invadiram as demais mídias.
Eles são os
influenciadores. Pessoas que se tornaram públicas por meio da Rede e
que possuem credibilidade nas questões em que são especializados. O
imediatismo da internet os tornaram líderes de mídia.
O dia a dia da comunicação
está acontecendo em outros lugares e cada vez mais forte e dentro
deste novo cenário temos vários tipos de influenciadores como
Celebridades, Youtubers, Blogueiros e personalidades em Redes Sociais
como Facebook, Twitter e Instagram.
Nas campanhas eleitorais os
influenciadores podem trazer muitos benefícios para uma estratégia
digital. As mensagens que são elaboradas e divulgadas nas campanhas
eleitorais são cada vez menos eficazes, mas quando essas mensagens
são contadas por outras pessoas, as possibilidades de impactar os
eleitores aumentam.
Isso porque os
influenciadores humanizam marcas e dão um rosto, o que ajuda os
usuários a se sentirem mais próximos das mensagens.
Um dos principais objetivos
de uma estratégia de campanha digital nas Redes Sociais deve ser
sempre converter seguidores em verdadeiros defensores do político,
partido ou da causa defendida. Esses seguidores devem falar sobre o
candidato e suas propostas.
Hoje prevalece a
credibilidade daqueles que são como nós, pois é mais fácil o
eleitor ser convencido pelos influenciadores. Mas é importante saber
que um influenciador não arrisca a sua reputação defendendo algo
que ele não acredita.
Por fim, é essencial se
identificar influenciadores, sejam grandes ou pequenos, e
convencê-los de que a proposta do político é a melhor.
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