Banner Acima Menu INTERNAS

PF ouve 80 militares sobre manifestações de 8 de janeiro

Prestam depoimento hoje integrantes do Exército, da Guarda Presidencial e do GSI
Uma força-tarefa será realizada nesta quarta-feira, 11, pela Polícia Federal (PF), para ouvir militares do Exército sobre as manifestações de 8 de janeiro que aconteceram em Brasília.
Cerca de 80 militares devem prestar depoimento na Academia Nacional da PF. A polícia pretende ouvir todos os convocados ainda hoje. Na lista estão integrantes do Exército, da Guarda Presidencial e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Entres os militares que serão ouvidos estão o general Gustavo Dutra, que chefiava o Comando Militar do Planalto, e o coronel Jorge Fernandes da Hora, que comandava o Batalhão da Guarda Presidencial. A unidade era responsável pela segurança do Palácio do Planalto, em 8 de janeiro.
Em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que cabe à Corte julgar militares eventualmente envolvidos nos atos de depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes.
O ministro também abriu investigação sobre a suposta participação ou possível omissão de militares das Forças Armadas nas manifestações.
A decisão de Moraes atendeu a um requerimento da PF para investigar eventuais crimes cometidos por militares.
O magistrado concedeu a ordem sob o argumento de que a Justiça Militar é competente para julgar crimes militares, mas não necessariamente todos os crimes cometidos por seus integrantes.
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

Postar um comentário

0 Comentários