Banner Acima Menu INTERNAS

Ucrânia solicita ao Brasil compra de blindados do Exército

 
O governo da Ucrânia solicitou ao Ministério da Defesa do Brasil a compra de até 450 viaturas blindadas Guarani, do Exército. O documento foi endereçado ao ministro José Múcio, informou nesta terça-feira, 9, o jornal Estado de S. Paulo. A solicitação de compra foi enviada ao Brasil em 27 de abril e ainda está em análise.
Conforme o ofício, haveria a condição de que os veículos — na versão ambulância — seriam usados apenas para questões humanitárias, e não para combate. Os blindados do Exército devem ser destinados ao Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, para a evacuação de civis das zonas de conflito e transporte de feridos das zonas de combate até os hospitais.
Recentemente, Luiz Inácio Lula da Silva havia dito que a responsabilidade pela invasão da Ucrânia pela Rússia era de ambos os países. O presidente também acusou os Estados Unidos e a Europa de “incentivar a guerra” e defendeu a criação de um grupo de países dispostos a buscar a paz na região.
Depois do mal-estar, o presidente brasileiro mudou o tom e voltou a dizer que “condena” a violação territorial da Ucrânia. Lula sofreu forte pressão dos EUA para que se posicionasse explicitamente sobre a guerra iniciada por Vladimir Putin.
Lula negou pedido da Alemanha
Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou um pedido da Alemanha para enviar munição à Ucrânia. À época, o petista justificou a decisão afirmando que o Brasil “é um país de paz”.
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

Postar um comentário

0 Comentários