O ex-ministro da Justiça Anderson Torres acusou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) de falhar ao não cumprir o protocolo de ações integradas (PAI) elaborado diante dos protestos previstos para o dia 8 de janeiro de 2023. Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8/1, Torres afirmou que a responsabilidade de conter os manifestantes até a chegada aos prédios públicos era da PMDF e que houve falha.
Já nesta sexta-feira (18/08), a Polícia Federal(PF) em operação contra polícias militares que faziam parte da cúpula da corporação no dia dos atos de 08 de janeiro de 2023. O atual comandante-geral, coronel Klepter Rosa Gonçalves, foi preso preventivamente, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). A PF investiga os militares com intuito de que eles estariam na organização e execução dos atos do dia 08 de janeiro.
A falha do sistems de segurança do dia 08 de janeiro, ocorreu devido a vários erros dos órgãos de segurança, porém agora a PF querendo se eximir da culpa, tenta de todas as formas culpar além da Polícia Militar a Políca Rodoviária Federal e o Exército. A Polícia Federal alega que a Polícia Militar não fez um bom trabalho de controle das multidões e que a Polícia Rodoviária Federal não bloqueou as estradas que levavam ao Congresso Nacional. Também diz que o Exército não foi ágil o suficiente em responder à invasão das sedes dos poderes do executivo e judicário.
O foco e limpar a imagem da Polícia Federale de seus agentes junto ao governo e o STF.
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.