Aquele “truque” de frear em cima do radar para não tomar multa parece estar com os dias contados. Duas cidades brasileiras, Curitiba e São Paulo, já estão usando um novo equipamento que consegue detectar a velocidade dos motoristas a uma distância maior do que os aparelhos atuais.
A medida mira justamente aqueles motoristas que tentam escapar dos radares fixos tradicionais que fiscalizam o excesso de velocidade nas vias. Muitos recorrem à tática de reduzir a velocidade pouco antes de se depararem com o dispositivo e, uma vez que passam pelos radares, voltam a acelerar além do limite estabelecido.
Para pôr fim a essa manobra, uma alternativa encontrada consiste em desenvolver um dispositivo baseado no princípio científico conhecido como "Efeito Doppler". O fenômeno ocorre quando o equipamento detecta uma mudança na frequência sonora devido ao movimento relativo de um objeto, seja em direção ao radar ou afastando-se dele.
Os modelos atuais utilizam sensores embutidos no asfalto para medir a velocidade dos veículos na estrada. Já os novos modelos que estão em teste fazem uso da detecção de ondas eletromagnéticas a fim de evitar que os motoristas consigam reduzir a velocidade em cima da hora e acelerar assim que passam pelo radar.
Com essa tecnologia inovadora, os radares serão capazes de determinar a velocidade dos veículos mesmo a uma distância de até 50 metros além do ponto de instalação. Além disso, esses dispositivos foram programados para registrar imagens que evidenciem possíveis infrações, como mudanças de faixa proibidas e desrespeito a sinais vermelhos, por exemplo. Os novos radares também são capazes de detectar se o motorista parou em cima da faixa de pedestres.
Os primeiros testes indicam que os equipamentos têm apresentado resultados satisfatórios. Especialistas afirmam que a adoção dos radares com tecnologia Doppler é uma tendência crescente, o que levará à instalação de novos aparelhos em breve em outros municípios do país.
Embora ainda não estejam autorizados a emitir multas, esses equipamentos são certificados pelo Inmetro e passam por verificações regulares. Os novos radares também exigem um número menor de manutenções preventivas, o que os torna mais eficientes na fiscalização.
Em São Paulo, os novos radares já estão instalados em seis rodovias. Os radares de velocidade têm como principal objetivo assegurar o cumprimento do limite máximo de velocidade nas vias, com o intuito de promover segurança aos condutores e assim evitar acidentes.
Dependendo do tipo de infração, ou seja, a porcentagem excedida sobre o limite de velocidade, as penalidades também aumentam. São três os tipos de penalidades para quem infringe o limite de velocidade permitida:
Quando a velocidade for superior à máxima em até 20%, a multa é de R$ 130,16.
Quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% até 50% - multa de R$ 195,23.
Quando a velocidade for superior à máxima acima de 50% - multa de R$ 880,41 (nesse caso, R$ 293,47, que é o valor de uma infração gravíssima, é multiplicado por 3).
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