O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a criticar as falas recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o c0nflit0 entre Ucrânia e Rússia. Em coletiva, Zelensky afirmou duramente que as palavras de Lula “não trazem paz” e mostrou desconforto com a falta de oposição clara do brasileiro ao líder russo, Vladimir Putin.
Lula declarou: “A gente não tem ouvido nem de Zelensky nem do Putin a ideia de que vamos parar (a guerra) e vamos negociar. Por enquanto, os dois estão naquela fase de eu vou ganhar, eu vou ganhar, sabe? Enquanto isso, as pessoas estão morrendo”.
Zelensky, por sua vez, mencionou a experiência política de Lula, mas admitiu perplexidade: “Parece-me que o presidente Lula é uma pessoa experiente. Mas eu não o entendo muito bem. Essas são algumas afirmações que não trazem paz de forma alguma”.
Zelensky destacou a importância do Brasil na esfera global, afirmando que o país é mais influente que a Rússia atualmente. Ele complementou, contrastando o Brasil com a Rússia: “O Brasil não é um país agressor, mas um país pacífico. Por que ele (Lula) precisa concordar com as narrativas do líder do estado (Putin), que não é diferente de nenhum colonizador? Ele (Putin) mente constantemente, manipula constantemente, desinforma constantemente as pessoas. Está matando nossos filhos e estvprand0 nossas mulheres”.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.