Banner Acima Menu INTERNAS

Governo Lula aumenta imposto sobre armas de fogo e munições

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou o imposto sobre armas de fogo e munições em até 55%. A medida, publicada em decreto nesta terça-feira (31), foi uma forma de ampliar a arrecadação do governo federal.
O decreto altera a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi). Para armas de fogo, a alíquota passa de 29,25% para 55%. Para munições, o imposto sobe de 13% para 25%.
A expectativa do governo é que o aumento do imposto gere uma arrecadação adicional de R$ 1,1 bilhão até 2026. A medida entra em vigor nesta quarta-feira (1º).
O aumento do imposto sobre armas de fogo e munições não é a primeira ação do governo Lula para ampliar a arrecadação. Nesta semana, a base do governo no Congresso Nacional apresentou um projeto de lei que prevê a cobrança de imposto sobre a importação de carros elétricos.
Atualmente, os carros elétricos são isentos de imposto de importação. O projeto de lei prevê uma alíquota de 35% para carros elétricos e híbridos.
A medida é uma forma de o governo compensar a perda de arrecadação com a desoneração da folha de pagamentos, que foi aprovada no ano passado.


Postar um comentário

0 Comentários