O Reino Unido e a Noruega anunciaram nesta segunda-feira, 11, o aumento nas suas contribuições para o Fundo Amazônia. A Noruega comprometeu-se com um novo aporte de 50 milhões de dólares (cerca de 245 milhões de reais), enquanto o Reino Unido anunciou uma contribuição de 35 milhões de libras (aproximadamente 215 milhões de reais). Ao todo, esses novos investimentos somam cerca de 450 milhões de reais.
Durante um painel que marcou os 15 anos de criação do Fundo Amazônia na COP28, o ministro do meio ambiente e clima da Noruega, Andreas Bjelleand Eriksen, refletiu sobre o passado recente e as expectativas futuras. “Vamos ser honestos. Deixamos alguns anos difíceis para trás”, disse Eriksen, reconhecendo a interrupção dos aportes para o fundo desde 2018. Ele expressou satisfação com os avanços recentes: “Agora, em reconhecimento aos resultados notáveis demonstrados por Lula e Marina e as grandes ambições do Brasil, fico feliz em anunciar hoje que vamos aumentar e faremos uma nova contribuição de 50 milhões de dólares para o Fundo Amazônia.”
Esta nova doação reafirma a Noruega como um parceiro fundamental do fundo, sendo o país o primeiro e maior doador, com contribuições que superam os 3 bilhões de reais. Tereza Campello, diretora Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que administra o fundo, comentou: “Este anúncio renova os compromissos da Noruega e é demonstração da confiança de que, com o governo Lula, retomamos o enfrentamento ao desmatamento, depois de 4 anos em que o Fundo Amazônia ficou paralisado”. O reforço nas contribuições sinaliza um compromisso renovado e fortalecido com a preservação da Amazônia e o combate ao desmatamento.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.