Apenas duas equipes da elite do futebol do Distrito Federal jogaram a primeira rodada sem expor a marca do banco na camisa
Durante os anos 2000, o Banco de Brasília (BRB) se notabilizou como um dos principais patrocinadores dos participantes do Campeonato Candango. No período, não era incomum ver a marca da instituição financeiro nas camisas da maioria das equipes. Porém, nas últimas temporadas, tal tradição perdeu um pouco da força. A edição de 2024 do torneio local, no entanto, surge como uma retomada da relação de parceria.
E as cinco partidas da primeira rodada do torneio local foram provas dessa tendência. Entre os 10 clubes envolvidos no torneio local, oito surgiram nos gramados da capital federal fazendo publicidade da marca do BRB: Samambaia, Ceilandense, Capital, Gama, Real Brasília, Santa Maria, Paranoá e Planaltina. De acordo com informações de bastidores, porém, só cinco deles têm, de fato, autorização para utilizar a marca.
A logo está exposta em lugares distintos nos uniformes de cada um dos clubes. Na maioria deles, o espaço escolhido foi o principal. Santa Maria, Paranoá, Real Brasília, Ceilandense, Planaltina e Samambaia estão com a marca no espaço master. O Capital joga com o banco na omoplata e nas costas. Além da parte de trás da camisa, o Gama também tem o BRB no peito. Ainda não há informações de quanto os clubes vão ganhar. No ano passado, o valor partiu de R$ 80 mil e bateu R$ 130 mil para quem foi mais longe.
O número de oito clubes parceiros do banco, contando com o extraoficiais, é maior em relação às últimas três temporadas. Em 2023, cinco times aderiram à parceira. Na temporada 2022, quatro equipes realizaram o movimento financeiro. Em 2021, os demonstrativos financeiros do BRB indicam sete clubes. No período, a instituição financeira comprou os naming rights do Campeonato Candango por valores milionários.
“O BRB reafirma o interesse em seguir com a parceria e manter o naming rights do Campeonato Candango pelo 3º ano consecutivo. O patrocínio, no valor total de R$ 2 milhões, reforça o compromisso do Banco com o esporte local e viabiliza o pagamento de parte das despesas, dentre elas, a premiação, que é definida pela de Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF)”, disse o banco, em nota.
As exceções
Em movimentação contrária aos demais participantes do Campeonato Candango de 2024, apenas Brasiliense e Ceilândia não estabeleceram relações de patrocínio com o Banco de Brasília (BRB) na primeira rodada do torneio local. Assim, a logo do banco não teve exposição nos uniformes dos clubes. As equipes, no entanto, têm histórico e explicações distintas para a tomada de decisão.
No caso do Brasiliense, o clube teve acordo com o banco há alguns anos, mas não joga com a marca do banco na camisa há diversas temporadas. Em 2020, o Jacaré chegou a participar das negociações por apoio durante Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. Em jogos, o uniforme amarelo não expõe nenhuma marca. Nos treinamentos, as logos de Metrópoles, Hospital Home e Clínica Nova Gesta se destacam.
O Ceilândia, por outro lado, teve o BRB no uniforme em competições recente. Nas edições de 2021 e 2022 do Candangão, por exemplo, as duas camisas do Gato Preto estavam com a marca da instituição bancária. Segundo apuração, o alvinegro diz ter valores a receber do banco. Por isso e enquanto a situação estiver pendente, não há interesse em reativar a parceria.
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