Banner Acima Menu INTERNAS

Senado abre CPIs para apurar manipulação no futebol e violência doméstica

Por Rute Moraes
Um dos colegiados investigará a violência doméstica e familiar contra mulheres; já o outro vai apurar as denúncias e suspeitas de manipulação de resultados no futebol
O presidente do do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu os requerimentos de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), na noite da terça-feira 12. De autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), um dos colegiados investigará os crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher desde 2019 até os dias atuais.
Conforme Kajuru, o Disque Direitos Humanos do Brasil registrou, no primeiro semestre de 2023, mais de 150 mil denúncias de violações de direitos humanos contra mulheres.
Já a outra CPI pretende apurar as denúncias e suspeitas de manipulação de resultados no futebol brasileiro, envolvendo jogadores, dirigentes e empresas de aposta. O requerimento do colegiado é de autoria do senador Romário (PL-RJ), ex-jogador de futebol.
Agora os líderes partidários vão indicar os membros para as CPIs, conforme a proporcionalidade partidária. Depois, os colegiados serão instalados e elegerão os presidentes, seguindo dos relatores.
A CPI da Violência Doméstica terá 11 senadores titulares, sete suplentes e 180 dias de funcionamento. A CPI das Apostas também seguirá o mesmo rito.
Revista Oeste

Postar um comentário

0 Comentários