Banner Acima Menu INTERNAS

Senai-DF e Instituto BRB formam mulheres em oficinas de peças íntimas


Na adolescência, Jeane Gomes, hoje com 55 anos, tinha acesso limitado a itens de higiene menstrual. “Quando cheguei aqui e fui apresentada a um absorvente ecológico, eu me emocionei”, disse a dona de casa, ao compartilhar sua experiência com colegas que, assim como ela, concluíram oficinas de confecção de calcinhas e de absorventes ecológicos promovidas pelo Instituto BRB e ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) em março.
A ação, intitulada Oficinas de Dignidade Íntima, ocorreu em referência ao mês das mulheres. A seleção das participantes foi feita pelo Instituto BRB e 78 certificados de conclusão foram entregues. “Atualmente, discute-se muito a questão da pobreza menstrual, que tem sido colocada até como política de governo. Então a gente entendeu que fazia sentido trabalhar esse aspecto [a capacitação] como uma solução para que a gente pudesse oferecer uma resposta para essa problemática”, justificou a presidente do Instituto BRB, Leila Lucena.
Leila explica a escolha do Senai-DF para desenvolver a capacitação. “Para nós, o Senai tem toda a sensibilidade para entender as idiossincrasias das mulheres atendidas e oferecer um aprendizado de qualidade, que elas podem transformar tanto em renda quanto em uma produção para outras mulheres”, avalia. Em 2023, 48% do público matriculado nos cursos do Senai-DF foi feminino.
As oficinas de confecção de calcinhas e de absorventes ecológicos tiveram, cada uma, quatro horas de duração, com aulas no Senai Taguatinga. As alunas aprenderam, entre outros conteúdos, funções dos maquinários e tipos de costura. Em 8 de março, em uma cerimônia na escola, exibiram produtos desenvolvidos e receberam certificados de conclusão.
A participação nas oficinas, na visão de Jeane, lhe trouxe mais do que o aprendizado. “É muito gratificante. Para a sociedade, somos apenas mulheres, donas de casa que passamos, cozinhamos, cuidamos de todos e esquecemos de nós mesmas”, refletiu. “Vencemos qualquer batalha quando queremos, e esta oficina, para mim, foi uma realização”, afirmou.
Investimento em tecnologia
As aulas das oficinas de confecção de calcinhas e absorventes ecológicos ocorreram em um laboratório no Senai Taguatinga onde estão novos equipamentos adquiridos pela instituição para os cursos de Vestuário, mais especificamente para a capacitação de profissionais para a confecção de peças íntimas e de moda praia e fitness. Eles têm sistema de automação e correspondem a princípios da indústria 4.0 na fabricação de peças. São 56 novos itens, entre máquinas de costura, mesas de passar, minicaldeiras com ferros de passar e manequins.
“O Senai-DF vem fazendo adequação na infraestrutura tecnológica para que o nosso aluno tenha o conhecimento técnico adequado para desenvolver as competências demandadas pela indústria e pelo mercado com as tecnologias inovadoras”, explica a gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva. “Essa adequação tecnológica beneficia não somente o estudante, mas também a indústria, que recebe um profissional com mais competência técnica para atender às necessidades reais das empresas.”


Postar um comentário

0 Comentários