Banner Acima Menu INTERNAS

Lula quer que escola pública atraia estudantes de classe média

Presidente participou da apresentação de dados sobre alfabetização
O governo federal visa melhorar a qualidade da educação pública e, com isso, ganhar a confiança da classe média, a ponto de ela optar por colocar seus filhos em escolas públicas e gratuitas, em vez de privadas. A declaração foi feita nesta segunda-feira (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante cerimônia no Palácio do Planalto, onde foram apresentados os resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
De acordo com números apresentados pelo Ministério da Educação, o Brasil recuperou o desempenho de alfabetização que era observado no período pré-pandêmico, atingindo as metas estabelecidas para 2023.
O levantamento mostra que, em 2019, o percentual de estudantes alfabetizados na rede pública do país estava em 55%. Devido à pandemia, esse índice caiu para 36% em 2021, mas em 2023 retomou ao patamar anterior, chegando a 56%.
Lula lembrou que as escolas públicas tinham “qualidade extraordinária” quando eram para poucos.
– Se você pegar os grandes quadros intelectuais desse país, todos são oriundos das escolas públicas. Mas quando você universalizou o ensino e colocou [nele] todo mundo, uma parte da sociedade acabou saindo da escola pública, porque ela não tinha a qualidade exigida, e foi para escola particular. Ficou então a parte mais pobre da população com a escola pública – disse o presidente.
E acrescentou:
– A gente só vai trazer a classe média de volta para a educação pública no ensino fundamental quando a gente melhorar a qualidade da educação. Quando isso acontecer, as pessoas de classe média vão preferir colocar seu filho em uma boa escola pública do que na particular.
*Com informações da Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários