A operação foi liderada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (25) devido a uma investigação do Ministério Público (MP) em relação à suspeita de desvio de doações destinadas aos moradores atingidos pelos temporais em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Três membros da Defesa Civil da cidade foram alvo da ação que apura uso político do grupo. De acordo com o MP, ao menos dois dos investigados são pré-candidatos nas eleições deste ano.
Segundo a promotora Maristela Schneider, os insumos desviados seriam destinados a futuros eleitores dos investigados. “O objetivo da operação é, justamente, apurar o desvio de doações para fins eleitorais”, disse. Em nota, a prefeitura afirmou que os agentes públicos foram “temporariamente afastados de suas funções para garantir a transparência do processo investigativo”. O MP não divulgou o nome dos suspeitos.
Os crimes apurados dos servidores são de peculato, associação criminosa durante estado de calamidade pública e apropriação indébita, isto é, angariar um bem sem consentimento. Apesar de afastados de suas funções na Defesa Civil, os agentes podem continuar operando em outras responsabilidades públicas no município. O MP ainda determinou que a entrega das doações às vítimas das fortes chuvas seja empreendida pelo Exército Brasileiro.
A operação, liderada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), contou com a participação dos promotores Maristela Schneider, André Dal Molin, Fernando Sgarbossa, Rafael Ricardi e Plínio Dutra. "Continuaremos colaborando plenamente com as autoridades competentes para que todos os fatos sejam esclarecidos de maneira justa e rápida", concluiu a prefeitura.
Eis a nota da prefeitura de Eldorado do Sul:
"A Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul vem a público prestar esclarecimentos sobre a investigação em curso relacionada a suposta operação de desvio de doações envolvendo três integrantes da Defesa Civil do município.
Esclarecemos que o Ministério Público do Rio Grande do Sul cumpriu, neste sábado (25), nove mandados de busca e apreensão em decorrência de uma denúncia que está sendo rigorosamente apurada.
É importante ressaltar que os três agentes públicos mencionados na investigação foram temporariamente afastados de suas funções para garantir a transparência do processo investigativo.
A Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul reforça seu compromisso com a transparência, a ética e o respeito aos recursos destinados aos cidadãos. Continuaremos colaborando plenamente com as autoridades competentes para que todos os fatos sejam esclarecidos de maneira justa e rápida."
Com informações do G1.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.