Banner Acima Menu INTERNAS

Brasil cai em competitividade e se aproxima da Venezuela


Ranking aponta que pior indicador do Brasil é o da eficiência governamental
O Brasil figura entre as dez piores nações em competitividade do mundo, conforme ranking feito pelo Institute for Management Development (IMD), localizado na Suíça. Divulgado nesta terça-feira (18), o levantamento aponta que o nosso país caiu duas posições em comparação com 2023 e se encontra no 62° lugar dentre 67. A colocação se aproxima de países como Venezuela, Argentina, Nigéria, Peru e Gana.
Esta é a 36ª edição da pesquisa, e o quinto ano seguido em que o Brasil aparece entre os dez países menos competitivos. Segundo Hugo Tadeu, líder da pesquisa no Brasil, o índice leva em conta não somente o PIB e a produtividade, mas também se o ambiente político é favorável ao crescimento do país.
– Os governos devem fornecer um ambiente favorável ao desenvolvimento e crescimento de negócios, com infraestruturas, instituições e políticas adequadas e eficientes que incentivem as empresas – declarou.
Esse, inclusive, é o principal fator que levou à queda do Brasil. O país está em 65° lugar no indicador de eficiência governamental; em 61° lugar no de eficiência empresarial; 58° em infraestrutura e 38° em performance econômica. No total, o levantamento considera 336 indicadores econômicos.
Na lista, é possível observar que o topo é predominado por países asiáticos e europeus, tendo Singapura como primeiro colocado. Já as últimas posições são ocupadas, em sua maioria, por nações africanas e latino-americanas. Confira:

OS 10 PAÍSES MAIS COMPETITIVOS DO MUNDO:
1º Singapura
2º Suíça
3º Dinamarca
4º Irlanda
5º Hong Kong
6º Suécia
7º Emirados Árabes Unidos
8º Taiwan
9º Holanda
10º Noruega

Os 10 PAÍSES MENOS COMPETITIVOS DO MUNDO:
58º Bulgária
59º Eslováquia
60º África do Sul
61º Mongólia
62º Brasil
63º Peru
64º Nigéria
65º Gana
66º Argentina
67º Venezuela

Postar um comentário

0 Comentários