O PT, partido de Lula, comemora vitória fraudada do ditador venezuelano, Nicolás Maduro na Venezuela e afirma que as eleições na Venezuela é "uma jornada importante, democrática e soberana".
O Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou na noite de ontem, segunda-feira (29/07), a vitória do Regime de Maduro na Venezuela. Nicolás Maduro é o líder do Partido Socialista Unido de Venezuela que tem estreitos laços e acordos com o PT de Lula no Brasil. Em nota, o PT "saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral" e afirma que o pleito foi uma "jornada importante, democrática e soberana".
"É fundamental que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, mantenha o diálogo com a oposição, buscando superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais", diz o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O PT também declara que "seguirá vigilante" para contribuir para que os problemas da América Latina e do Caribe "sejam resolvidos pelos povos da nossa região, sem qualquer tipo de violência ou interferência externa".
Ao contrário do Brasil, que oficialmente se mantém “em cima do mudo” até o momento, pelo menos 10 países das Américas não reconhecem o pleito e exigem transparência na apuração das urnas.
A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, reivindicou na última segunda-feira (29/07 a vitória nas eleições presidenciais de domingo (28/07) e afirmou que pode provar a existência de fraude na reeleição de Maduro para mais um mandato de seis anos.
Leia a íntegra da nota do PT, partido de Lula, que declara apoio ao ditador Nicolás Maduro:
"O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada importante, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que anunciou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso a todos os recursos que receber, nos prazos e termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. É fundamental que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, mantenha o diálogo com a oposição, buscando superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e do Caribe sejam resolvidos pelos povos da nossa região, sem qualquer tipo de violência ou interferência externa. Executiva Nacional do PT."
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.