Banner Acima Menu INTERNAS

Governo deve conceder autorização para que chinesa BYD herde benefícios da Ford

Em maio deste ano, a montadora se envolveu em uma polêmica ao processar uma página de humor por desonra e difamação.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) deve conceder uma autorização para que a fabricante de carros elétricos chinesa BYD (Build Your Dreams) herde os benefícios fiscais da Ford. Em 2023, a montadora comprou a planta de Camaçari (BA), que pertencia à empresa americana. Esses benefícios fazem parte do regime automotivo que isenta o pagamento de impostos federais nas plantas localizadas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país.
Inicialmente, os benefícios fiscais durariam até 2025, mas o fato do regime automotivo ter sido incluído na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária ampliou o prazo para 2032. [A BYD] entrou com pedido de habilitação, que está em avaliação. Se uma montadora for criar uma fábrica, não pode porque o benefício foi concedido no passado. Hoje, só vale para os que já têm. Se a Stellantis [montadora do Jeep e Fiat] fechar e vier uma empresa para comprar, também vai se beneficiar”, ponderou Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industria, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC.
Conforme já noticiado, a marca se envolveu em uma polêmica em maio deste ano ao processar uma página de humor por desonra e difamação. A BYD solicitou à Justiça de São Paulo uma multa de R$ 10 mil à página de humor “Made in Diesel 2.0”. De acordo com a fabricante, o perfil vinha realizando postagens “com conteúdo ofensivo e inverídico, com nítido intuito de difamar e desonrar a imagem da marca BYD, as quais extrapolam o limite da liberdade de expressão e ferem as políticas de utilização do Facebook e do Instagram”.


Postar um comentário

0 Comentários