A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, optou por não presidir a reunião conjunta do Congresso nesta quarta-feira, onde o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deve discursar. Harris, que recentemente recebeu o apoio dos delegados democratas para ser a candidata presidencial do partido, evitando um evento que provavelmente destacará as divisões entre os democratas sobre a guerra com o Hamas.
Segundo um assessor, a ausência de Harris não reflete uma mudança em seu compromisso com a segurança de Israel, mas sim um conflito de agenda com um evento previamente marcado em Indianápolis. Ela deverá discursar em uma convenção da Zeta Phi Beta Sorority Inc., uma das mais antigas irmandades negras dos EUA, e se reunirá com Netanyahu na Casa Branca esta semana.
Tradicionalmente, o vice-presidente, como presidente do Senado, se senta ao lado do presidente da Câmara durante reuniões conjuntas com líderes estrangeiros. No entanto, esta semana, os democratas escolheram o senador Benjamin Cardin, de Maryland, que preside o Comitê de Relações Exteriores, para assumir esse papel ao lado do presidente Mike Johnson.
Cardin, que está se aposentando do Congresso, é um forte defensor de Israel e mantém seu apoio ao Estado judeu, mesmo em meio a conflitos entre o governo Biden e Netanyahu sobre políticas e táticas na guerra contra o Hamas. A senadora Patty Murray, presidente “pro tempore”, também foi convidada para substituir Harris, mas recusou.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.