Banner Acima Menu INTERNAS

Rússia envia flotilha com mísseis hipersônicos à Venezuela

A flotilha foi enviada após os Estados Unidos permitirem que Kiev use armas contra o exército russo.
Uma flotilha da Frota do Norte da Rússia chegou nesta terça-feira (02) à costa da região de La Guaira, ao norte de Caracas, capital da Venezuela. A visita dessas embarcações tem um valor simbólico significativo de projeção de poder, pois inclui o submarino nuclear Kazan e o navio Admiral Flota Sovetskogo Soyuza Gorshkov, líder da classe Admiral Gorshkov da Marinha Russa. Antes de chegar à Venezuela, a flotilha havia visitado Cuba.
As embarcações comportam mísseis hipersônicos Tsirkon e de cruzeiro Kalibir, os mesmos modelos utilizados na Guerra da Ucrânia. Embora a visita de navios à Venezuela seja frequente, a presença de uma flotilha desta categoria no país não ocorria há anos. Apesar da boa relação entre os ditadores Vladimir Putin e Nicolás Maduro, a relação entre Moscou e Caracas era ainda mais estreita durante o regime de Hugo Chávez.
A flotilha foi enviada após os Estados Unidos permitirem que Kiev use armas contra o exército russo. Para Maduro, a presença das embarcações configura uma forma de 'apoio' no contexto das eleições presidenciais, durante as quais ele promoveu prisões e boicotes de opositores. Embora se contente com a presença russa, o ditador venezuelano afirmou estar pronto para negociar o fim das sanções ao setor petrolífero com os EUA.

Postar um comentário

0 Comentários