Após ida de Ricardo Salles para o NOVO, Direita no DF avalia ingressar no PRD

A filiação de Ricardo Salles ao Partido Novo é um movimento significativo no cenário político brasileiro, especialmente para a direita nacional. Salles, ex-ministro do Meio Ambiente e figura proeminente do conservadorismo, sempre teve um perfil alinhado com a defesa de políticas liberais e de mercado. Sua adesão ao partido NOVO sinaliza uma realinhamento da Direita nacional, onde visa conquistar mais espaço e partidos, não ficando tão dependente do PL de Valdemar Costa Neto.
Essa movimentação também demonstra a insatisfação de parte da direita com as opções partidárias tradicionais, como o Partido Liberal vetando a candidatura do próprio Ricardo Salles para a prefeitura de São Paulo, optando por apoiar Ricardo Nunes, do MDB.

O PRD se torna solução para a direita no DF
No Distrito Federal, a direita tem se sentido desamparada desde as eleições de 2022, quando parte dos candidatos teve que se filiar ao PRTB e ao PSC, sem sucesso nas urnas, pois o PL/DF estava repleto de oportunistas que, após serem eleitos, abandonaram o partido e Bolsonaro.
Nesse cenário, o Partido Renovação Democrática (PRD) emerge como uma alternativa atraente, criado da fusão do PTB e PATRIOTA. Surge com uma postura ética e transparente, o PRD busca se diferenciar das práticas da velha política, o que pode atrair tanto líderes quanto eleitores que querem romper com o tradicionalismo político.
No contexto do Distrito Federal, onde a política é dominada por intensas disputas de poder, a adesão ao PRD representa uma estratégia da direita para se alinhar a um partido que se posiciona como uma força emergente no cenário nacional.
Esse movimento pode reconfigurar alianças e dinâmicas internas da direita no DF, levando líderes a reconsiderarem suas filiações e estratégias eleitorais. O PRD, com sua proposta de renovação política, pode se fortalecer e ganhar visibilidade em uma região politicamente estratégica como o Distrito Federal.