Uma metodologia inovadora permitiu identificar quais alimentos proporcionam a maior quantidade de nutrientes em relação ao seu valor calórico. Entre os 10 alimentos mais saudáveis do mundo, metade são vegetais verdes, que podem ser facilmente encontrados em feiras, mercados ou quitandas, e que talvez estejam esquecidos na sua geladeira. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, Estados Unidos, que selecionou as melhores opções para uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.
Os resultados foram obtidos ao se analisar a densidade nutricional de 41 alimentos diferentes. Curiosamente, nenhuma fruta apareceu entre os dez primeiros colocados, desafiando algumas crenças populares sobre nutrição. Apenas um alimento demonstrou fornecer 100% dos nutrientes necessários em uma porção de 100 calorias, e esse alimento é um vegetal, assim como outros que ocupam as primeiras posições na lista.
Para elaborar essa lista, os cientistas consideraram a concentração de 17 nutrientes essenciais, como as vitaminas A e B12, em relação ao número de calorias contidas em cada alimento.
Quais são, então, os vegetais mais nutritivos do mundo?
O top 5 é composto inteiramente por vegetais verdes, sendo eles:
- Agrião: rico em vitamina C e A, ferro, potássio, magnésio, cálcio e vários antioxidantes.
- Repolho chinês: conhecido por sua alta quantidade de proteína vegetal e aminoácidos de qualidade.
- Acelga: uma fonte abundante de vitaminas B e C, minerais e betacaroteno.
- Folha de beterraba: que contém mais betacaroteno e cálcio do que a raiz da planta.
- Espinafre: com perfil nutricional semelhante ao da acelga, embora em menores concentrações.
Outros vegetais presentes na lista incluem chicória, alface, salsinha, alface romana e couve, esta última reconhecida pelo seu teor de potássio e antioxidantes.
Por que esses alimentos são considerados tão saudáveis?
Esses vegetais se destacam pela alta densidade de nutrientes, ou seja, oferecem uma grande quantidade de vitaminas, minerais e outros compostos benéficos ao organismo em comparação ao seu baixo conteúdo calórico.
É importante lembrar que esses vegetais geralmente têm baixo teor de gordura e são ricos em fibras, ambos essenciais para uma alimentação saudável.
No entanto, para obter uma saúde equilibrada, é fundamental aliar uma alimentação variada e nutritiva a uma rotina regular de exercícios físicos.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.