Bolsonaristas observam novo partido após fusão de PTB e Patriota

A recente decisão do Partido Liberal (PL) de não apoiar a candidatura de Ricardo Salles para a prefeitura de São Paulo levantou questionamentos entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Muitos estão se perguntando se permanecer no PL ainda faz sentido, considerando que o partido parece estar adotando uma postura que não alinha completamente com os interesses de uma parcela significativa de seus membros. Essa dúvida se intensifica à medida que as eleições municipais se aproximam, o que marca o início das movimentações políticas visando as eleições presidenciais de 2026.
No contexto atual, as eleições municipais são vistas como um termômetro para o cenário político futuro. É neste período que as alianças começam a se consolidar, e as estratégias para a eleição presidencial são delineadas. Para os bolsonaristas, a falta de apoio do PL a um nome como Ricardo Salles, conhecido por sua proximidade com Bolsonaro, é um sinal de que o partido pode estar se afastando das pautas defendidas pelo presidente e seus seguidores.
Com isso, cresce entre os bolsonaristas a busca por mais partidos  que esteja mais alinhada com seus princípios e objetivos. Nesse cenário, o recém-criado Partido Republicano Democrático (PRD), que surgiu da fusão do PTB e do Patriota, começa a ganhar força. A nova legenda, que se posiciona como uma vertente de centro-direita, tem atraído a atenção de muitos apoiadores de Bolsonaro que enxergam no PRD uma segunda opção mais confiável para levar adiante as pautas conservadoras que defendem.
A possível migração dos bolsonaristas para o PRD está diretamente ligada à insatisfação com as recentes decisões do PL. Para muitos, o partido perdeu a oportunidade de se firmar como o principal representante do bolsonarismo ao não apoiar Salles. Essa percepção de distanciamento tem levado a especulações sobre uma possível debandada do PL após as eleições municipais, especialmente se o partido não conseguir demonstrar um compromisso mais claro com as causas defendidas pelo presidente.
Enquanto isso, o PRD, ciente do crescente interesse de setores bolsonaristas, tem buscado se posicionar como uma alternativa viável e mais alinhada com as demandas dessa base. A fusão entre PTB e Patriota trouxe ao novo partido uma estrutura e uma base de apoio considerável, o que pode facilitar essa transição para aqueles que estão descontentes com o PL.
O futuro ainda é incerto, mas o que já se pode observar é uma movimentação significativa dentro do espectro político de direita no Brasil. As decisões tomadas nas eleições municipais terão um impacto direto na configuração dos partidos para 2026, e tanto o PL quanto o PRD estarão no centro dessa disputa por influência e poder entre os bolsonaristas.