Enquanto o Brasil Queima, o Presidente Permanece Inerte: Um Amargo Comparativo

Coluna do Aylton Gomes, Sgt Veterano do CBMDF e Ex-Deputado Distrital
O Brasil está literalmente em chamas, com o Distrito Federal enfrentando a maior queimada de sua história. Áreas verdes devastadas, vidas em risco, propriedades perdidas — e, no meio de tudo isso, os verdadeiros heróis, os membros do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, estão na linha de frente, lutando contra o fogo com equipamentos limitados e recursos escassos. Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não apenas se recusa a agir, como ainda tem a audácia de criticar esses guerreiros, chamando-os de "incapazes" e "inertes".
Essa postura não é apenas vergonhosa, mas revela uma completa desconexão com a realidade do país. Presidente, a única inércia aqui é a sua! Enquanto critica aqueles que estão combatendo diretamente o fogo, você permanece inerte, sem oferecer qualquer resposta ou liderança concreta. Temos um presidente que parece anestesiado, imerso em sua cadeira, curtindo uma lua de mel infinita financiada com recursos públicos, recursos que deveriam ser investidos na compra de equipamentos e no fortalecimento das nossas forças de segurança.
Ao contrário de sua postura atual, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro não se escondeu diante dos desafios. Durante sua gestão, houve investimentos substanciais na área de segurança pública, incluindo o Corpo de Bombeiros. Equipamentos, treinamentos, modernização — tudo para garantir que aqueles que arriscam a vida diariamente pudessem trabalhar com o suporte necessário. Bolsonaro, tão criticado por sua excelência, fez em quatro anos mais pela segurança e pelo combate a incêndios do que o senhor fez em uma década como presidente da República. Esse é um fato incontestável.
A verdade é que Jair Bolsonaro, com todos os seus defeitos, sempre teve uma postura de ação frente às crises. Durante seu governo, as instituições de segurança, incluindo os bombeiros, receberam a atenção e o respeito que mereciam. E agora? Agora temos um presidente que prefere atacar, insultar e menosprezar aqueles que estão fazendo o trabalho que ele deveria estar liderando. A diferença entre Jair Bolsonaro e Lula é clara: um enfrentava os desafios de frente, o outro assiste passivamente enquanto o país se consome.
O Brasil não pode se dar ao luxo de ter um líder que vive em um mundo de fantasias. Presidente Lula, deixe de lado essa sua versão de "Alice no País das Maravilhas", onde parece que tudo é um conto de fadas e o tempo não passa. O Brasil real está queimando. Enquanto o senhor está sentado, o Cerrado é devastado, o Pantanal sofre, e as vidas de milhares de brasileiros estão em risco. Acorde para a realidade! O Brasil precisa de um líder de verdade, alguém que entenda a gravidade da situação e tenha a coragem de agir.
O que o senhor faz é uma afronta. O ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo com todas as críticas que recebeu, nunca deixou de entender a importância de garantir suporte adequado às forças de segurança. O Corpo de Bombeiros e os brigadistas civis, esquecidos pelo atual governo, também estão na linha de frente, combatendo o fogo com heroísmo e coragem em condições extremamente adversas. São profissionais e voluntários que deixam suas famílias em casa, muitas vezes sem saber se voltarão, diante da violência das chamas que enfrentam dia após dia, tanto no Distrito Federal quanto nas cidades do entorno, onde o fogo já atingiu proporções catastróficas.
Os brigadistas civis, frequentemente ignorados pelo governo federal, têm sido peças-chave nesta batalha. Esses cidadãos, treinados para atuar em incêndios florestais, colocam suas vidas em risco sem o devido reconhecimento, enfrentando o fogo para salvar a flora, a fauna e as propriedades de seus concidadãos.