Centrão vai administrar 62% dos municípios brasileiros

PSD é o partido do bloco que mais elegeu prefeitos em 2024
Os partidos que formam o chamado Centrão — caracterizado por não ter orientação ideológica pré-estabelecida — vão administrar 3.466 mil municípios a partir de 2025. O número equivale a 62% das cidades brasileiras.
O desempenho do bloco na disputa municipal é visto com atenção por lideranças políticas por conta das eleições de 2026.
Isso porque o grupo tem capilaridade nos municípios e pode ajudar a mobilizar eleitores na corrida presidencial daqui a dois anos.
O resultado das urnas também pode influenciar na força política do Centrão junto ao governo federal.
Atualmente, MDB, União Brasil e PSD têm, cada um, três ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). PP e Republicanos oficialmente não fazem parte do governo, mas há dois ministros que são das legendas.
Entre os cinco partidos que formam o Centrão, PSD, MDB e PP são as legendas com o maior número de prefeituras. Enquanto PSD venceu em 872 municípios, o MDB vai administrar 840 a partir de 2025. O PP ficou em terceiro lugar, com 738 prefeituras.
O Rio de Janeiro é o maior município sob o comando do PSD no país. Entre as grandes cidades, a legenda vai administrar ainda São Luís (MA) e Florianópolis (SC).