Banner Acima Menu INTERNAS

Horário de Verão: sem economia significativa de energia, fragiliza a segurança pública e traz graves problemas à saúde

Por Luciano Lima
Vai acontecer na tarde desta quarta-feira (16) uma reunião para definir se o Brasil vai retornar com o Horário de Verão já este ano. O Ministério de Minas e Energia aguarda um relatório que será apresentado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). E o que o Brasil e os brasileiros ganham com a volta do Horário Brasileiro de Verão? Muito pouco! Mas os “botequeiros” estão comemorando.
Não há economia de energia e ainda fragiliza a segurança pública
Vários estudos já foram realizados e a conclusão é que o horário de verão não acrescenta nenhuma economia de energia significativa no país.
Outro ponto que não pode ser desconsiderado é que com o Horário de Verão aumenta o medo de assalto aos trabalhadores que saem cedo de casa. Em muitas cidades brasileiras, pessoas costumam se organizar em grupos para sair de casa e assim intimidar ações de bandidos.
Não podemos esquecer que a segurança pública praticamente em todo o Brasil sofre com a redução do efetivo, o que enfraquece as ações do policiamento ostensivo. Essa situação fragiliza ainda mais a situação do trabalhador que precisa sair cedo de casa e do comerciante que é obrigado a abrir as portas ainda de madrugada.
Horário de Verão é prejudicial à saúde
A cronobiologia é a área da ciência que estuda os ritmos biológicos dos seres vivos. Como o tempo se relaciona com nossos corpos? É isso que os 26 cientistas contra o horário de verão estudam.
De acordo com eles, os ritmos biológicos dos seres humanos estão muito relacionados ao ciclo natural de dia e noite. A luz e a escuridão naturais são essenciais para regular nosso sono, apetite, funções cardiorrespiratórias, desempenho cognitivo e até humor. “A exposição à luz natural”, escrevem os especialistas, “é crucial para sintonizar nosso relógio biológico com o ambiente”.
Esse alinhamento natural dos ritmos do corpo com os ciclos da natureza já tem sido profundamente modificado nos últimos séculos. Luzes artificiais nos ajudam a estender o dia até a madrugada, se quisermos ou precisarmos. Para os cientistas, a volta do horário de verão só vai contribuir mais para esse descompasso.
Os especialistas ainda explicam que várias pessoas conseguem se adaptar ao horário de verão, mas muitas continuam fora de sintonia.
Isso não é uma questão de ser melhor ou pior, mais ou menos saudável, e sim de diversidade humana. E se algumas pessoas vão se prejudicar com distúrbios de sono, aumento de eventos cardiovasculares adversos e transtornos mentais e cognitivos, os especialistas argumentam que talvez seja melhor ficar sem horário de verão.
Os cientistas citam um estudo brasileiro de 2017, publicado na Annals of Human Biology, que mostra que mais de 50% da população relatou algum desconforto com o horário de verão. Eles também citam estudos que correlacionam a mudança para o novo padrão de horário com acidentes de trânsito.
O documento foi assinado por pesquisadores de instituições como a USP, a UFRN, a UFMG e a Fiocruz.

Postar um comentário

0 Comentários