Banner Acima Menu INTERNAS

Número de bombeiros no DF é menor do que o exigido por lei; faltam mais de 3,7 mil militares

Em meio a uma das piores secas e o aumento de ocorrências de queimadas florestais no Distrito Federal, a capital do país conta com 5.919 bombeiros militares. O número é menor do que o exigido em lei, que fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) em 9.703, ou seja, faltam 3784 militares (entenda mais abaixo sobre a lei).
O último concurso público para o preenchimento de cargos do CBMDF foi em 2016.
Segundo o CBMDF, 558 militares são combatentes florestais e têm especialização na área.
"Apesar de existir a especialização específica em Combate e Prevenção a incêndios florestais, todos os militares possuem formação básica para atuarem nas atividades de combate a incêndios, tanto urbanos como florestais, sendo as equipes formadas por militares especializados ou não", diz o Corpo de Bombeiros.
O que diz a lei sobre número de bombeiros militares no DF
O efetivo de bombeiros militares do CBMDF é fixado pela lei federal 12.086/2009. A lei é federal, porque o salário dos bombeiros do CBMDF é pago diretamente pela União, com verbas do Fundo Constitucional.
"Art. 65. O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é fixado em 9.703 (nove mil setecentos e três) bombeiros militares de Carreira, distribuídos nos quadros, qualificações, postos e graduações", diz a lei.
Concurso mais recente do CBMDF foi em 2016
O último concurso público do CBMDF foi realizado há oito anos, em 2016. O concurso ofereceu 779 vagas com salários entre R$ 5,1 mil e R$ 11,6 mil.
Segundo a corporação, não há uma data definida para a o próximo processo seletivo. No entanto, estaria sendo feita uma "análise" para a realização de um novo concurso.


Postar um comentário

0 Comentários