Para competir no Brasil com a Starlink, a empresa de Elon Musk que oferece acesso à internet de alta velocidade via satélite, o governo Lula estabeleceu um acordo com a suposta “rival” chinesa chamada SpaceSail. No entanto, essa iniciativa parece ser ilusória: a empresa chinesa nem sequer oferece serviço de internet. Não possui nem mesmo um site.
Para piorar a situação, a SpaceSail não é uma empresa real, mas sim um projeto da China Great Wall Industry Corporation (CGWIC), uma “organização comercial” autorizada pelo governo chinês a oferecer um serviço que ainda não está disponível.
Atualmente, a Starlink possui 7.062 satélites em operação, representando mais da metade de todos os satélites na órbita da Terra. Em comparação, a SpaceSail conta com apenas 36 satélites.
A SpaceSail é considerada "rival" de Musk apenas nas manchetes brasileiras, pois não é páreo para a Starlink, que já conta com 250 mil clientes só no Brasil.
A CGWIC é uma subsidiária da China Aerospace Science and Technology Corporation, a estatal responsável pela construção dos foguetes chineses. O projeto SpaceSail iniciou seus testes em agosto com 18 satélites e lançou mais 18 em outubro. A previsão é que o serviço de internet esteja disponível somente em 2026 ou 2027.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.