O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento superior a R$ 400 milhões para o Governo do Distrito Federal (GDF) dar início às obras de ampliação da Linha 1 do Metrô, no trecho que inclui Samambaia.
O projeto, com o objetivo de melhorar o transporte público no DF, visa aumentar a oferta de modais de alta capacidade sobre trilhos. O financiamento, que conta com a garantia da União, faz parte do novo programa de investimentos coordenado pelo governo federal.
Com esse recurso, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) realizará o prolongamento da via semienterrada por 3,6 km, a partir do Terminal Samambaia. Serão criadas duas novas estações, que serão numeradas 35 e 36, localizadas nas proximidades da UPA e do Centro Olímpico. O investimento total do projeto é de R$ 444,5 milhões.
As obras também incluirão a construção de três viadutos, com passagens para pedestres integradas, e quatro passarelas aéreas para pedestres e bicicletas em locais de grande circulação, visando garantir acessibilidade. Além disso, serão feitos investimentos em um emissário para drenagem de águas pluviais, o que ajudará a resolver problemas de alagamento nas áreas próximas à expansão.
De acordo com Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, a ampliação do metrô “aumentará a oferta de transporte sobre trilhos, contribuindo para reduzir congestionamentos, tempo de deslocamento, acidentes e emissões de poluentes, com uma redução de 7,8 mil toneladas de CO2 por ano”.
Rui Costa, ministro da Casa Civil, destacou que o Novo PAC prioriza investimentos em transportes coletivos de alta e média capacidade, com o metrô do Distrito Federal sendo um dos projetos contemplados, ao lado de iniciativas como o BRT e o corredor oeste.
Valter Casimiro, secretário de Obras, afirmou que as obras começarão assim que o valor for liberado. “A licitação já está pronta e a empresa contratada. Assim que o crédito for aprovado, daremos início ao trabalho. O financiamento do BNDES será exclusivamente para a expansão de Samambaia, com uma contrapartida de 10% do GDF”, disse.
O prazo para conclusão das obras é de 40 meses, e a empresa responsável será a CG Construções. A expectativa é que o novo trecho transporte cerca de 9.840 passageiros adicionais por dia. Atualmente, o metrô do Distrito Federal transporta, em média, 160 mil passageiros diariamente.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.