O presidente dos EUA Donald Trump falou sobre o Brics, bloco de países antiamericanos liderados pela China do qual o Brasil faz parte.
“Acho que os Brics estavam tentando prejudicar os Estados Unidos”, afirmou durante a entrevista na Casa Branca, logo depois da posse. “Se fizerem isso, não ficarão felizes com o que vai acontecer.”
O republicano voltou a prometer taxação de 100% sobre produtos do Brics nos EUA, caso tentem adotar outra moeda e tirar o dólar do comércio internacional.
100% de tarifas no Brasil
— Alex Moretti (@Alexmorettibr) January 21, 2025
Trump diz que produtos de países do Brics terão tarifas de 100% para entrar no mercado americano, caso adotem tirar o dólar no comércio. pic.twitter.com/mEdjTmKQeT
O Brics era composto originalmente de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em 2023, Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos se juntaram formalmente ao grupo. Na ocasião, a entrada da Arábia Saudita também foi aprovada, mas o país não aceitou oficialmente o convite.
Em 17 de Janeiro, o Brics acrescentou mais sete países: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.