Parece difícil de acreditar, mas os rumores já circulam em Brasília: o Supremo Tribunal Federal (STF) pode intervir mais uma vez nas decisões da Câmara dos Deputados, desta vez para reverter a cassação do deputado Glauber. No entanto, o motivo por trás dessa possível ação não seria uma questão de justiça, mas sim uma retaliação política contra Arthur Lira.
Segundo informações do jornalista Igor Gadelha, ministros alinhados ao governo Lula avaliam que, no cenário atual, o STF tenderia a derrubar a decisão que afastou Glauber do mandato. A justificativa por trás dessa movimentação, no entanto, não seria a defesa do parlamentar, e sim uma resposta ao ex-presidente da Câmara.
Nos bastidores do poder, relatos indicam que alguns ministros do STF estariam incomodados com Arthur Lira, especialmente devido ao impasse envolvendo o repasse de emendas parlamentares. Além disso, há quem acredite que Lira estaria apoiando grupos bolsonaristas na tentativa de aprovar a anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro.
Glauber, por sua vez, acusa o ex-presidente da Câmara de ser o principal responsável por sua cassação. Os dois já protagonizaram conflitos públicos, principalmente em debates sobre o chamado "orçamento secreto". Agora, a disputa pode ganhar um novo capítulo, com o STF no centro de mais uma polêmica envolvendo interferência entre os Poderes.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.